Os Perigos da Fotodepilação

A fotodepilação, que incluí a luz pulsada e a depilação a laser, é um procedimento estético com poucos riscos, porém quando feito de forma errada pode provocar queimaduras, irritação, manchas ou outras alterações na pele. 

Este é um tratamento estético que visa a eliminação do pelo corporal através do uso de luz pulsada ou de laser. Ao longo das diversas sessões de fotodepilação, os pelos vão sendo gradualmente enfraquecidos ou destruídos.

Muitas vezes conhecido como depilação definitiva (o que é uma ótima jogada de marketing), estes procedimentos não são realmente definitivos.

Nos procedimentos de fotodepilação, os pelos voltam a crescer depois de alguns meses. Em algumas regiões do corpo eles crescem mais finos, em outras, crescem de acordo com a sua própria natureza.

Vamos ver os principais riscos da fotodepilação.

1. Pode causar manchas ou queimaduras na pele

Quando feita incorretamente, a Fotodepilação pode causar manchas ou queimaduras na região, devido ao aquecimento da região a ser tratada, incorreto manuseamento do material ou devido à utilização de pouco gel durante o procedimento. 

Este risco pode ser reduzido se a técnica foi realizada por uma profissional experiente, que saberá como realizar a técnica corretamente, manuseando o aparelho de forma adequada e utilizando as quantidades de gel necessárias. 

Sempre busque por referências e avaliações quando for procurar uma profissional ou estabelecimento.

2. Pode causar irritação e vermelhidão na pele

Depois das sessões, a pele pode ficar bastante avermelhada e irritada podendo até existir algum desconforto, dor e sensibilidade no local tratado. 

Nestas situações, é possível a utilização de cremes hidratantes calmantes, com aloe vera ou camomila em sua composição ou óleo hidratantes e regeneradores como o Bio Oil. 

3. Pode ser necessário um maior número de sessões do que o esperado

A eficácia da técnica varia de pessoa para pessoa, uma vez que depende da cor da pele e do pelo, e por isso podem ser necessário um maior número de sessões para eliminar o pelo do que o esperado. Geralmente, esta técnica é mais eficaz em peles brancas com pelos escuros e as características da pele, a região a depilar, o sexo e idade são fatores que também podem influenciar o resultado. 

Contraindicações da Fotodepilação

Apesar de ser considerado um procedimento com poucos riscos, a Fotodepilação é contraindicada em alguns casos específicos, como: 

  • Quando a pele está bronzeada;
  • Tiver doenças agudas ou crônicas na pele; 
  • Tiver processos inflamatórios ou doenças infecciosas ativas; 
  • Tiver doenças no coração, como arritmia cardíaca; 
  • Estiver grávida (sobre a região abdominal); 
  • Estiver em tratamento com medicamentos que alteram a sensibilidade da pele. 
  • Em caso de varizes na região a tratar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *